O QUE É ESSE TAL DE COACHING?

Workshop de Eneagrama Profissional – Conheça a si e as pessoas
9 de maio de 2014
A Viagem 41
16 de maio de 2014
Exibir tudo

O QUE É ESSE TAL DE COACHING?

Sou desenvolvedora de pessoas e tenho recebido uma crescente procura pelo coaching. Pessoas e empresas me perguntam se sou coach, se a minha empresa faz coaching e pedem orçamento para esse processo. Percebo o desconhecimento sobre o coaching, como funciona, quais resultados ele traz, além de algumas confusões de conceitos entre coaching e terapia, consultoria, mentoring, etc.. Entendo que essa palavra se popularizou. A PALAVRA; não o conceito. Então a proposta deste texto é ajudar as pessoas e empresas a entenderem o que é o coaching.

O QUE É?

O coaching é um processo de desenvolvimento que visa o atingimento de um resultado especifico e sustentável, de acordo com a necessidade do cliente, seja na área pessoal quanto profissional, e para isso são utilizadas ferramentas que comprovadamente auxiliam nos resultados. É um processo estruturado que contem um passo a passo, um caminho a ser percorrido que costuma ser de no mínimo 10 sessões. Durante essa caminhada obtêm-se resultados sustentáveis e permanentes.

É realizado em parceria – cliente e o profissional – onde o profissional entra com a expertise e ferramentas e o cliente com o seu empenho, comprometimento na execução das ações levantadas nas sessões.

Durante o processo são explorados os recursos existentes no cliente e também o aumento do repertório e de possibilidades de ações o que alavancará a performance, diminuindo os gaps e otimizando os resultados.

O coaching ajudará a pessoa:

– Identificar suas necessidades – pessoais e profissionais;

– Avaliar se os seus valores mostram a real importância do atingimento de seus objetivos;

– Entender as motivações – o que direciona a pessoa, interna ou externamente;

– Desenvolver as competências e habilidades;

– Eliminar os bloqueios como: medos, crenças limitantes e barreiras externas;

– Elevar a performance – aprendendo os meios e estratégias para atuar com mais eficiência, e

– Alcançar mudança sustentável – assegurar que as mudanças que ocorrem durante o processo de coaching sejam transferidas para o local de trabalho e sustentadas ao longo do tempo.*

 

Alguns Depoimentos que quem já viveu o coaching:

 “Quando iniciei o meu processo de coaching e me deparei com a roda da vida, assustei quando olhei outras áreas da minha vida que estavam esquecidas e como minha energia estava sem direção. O processo ajudou-me a ver as possibilidades perante cada desafio e me direcionou a focar nos meus objetivos pessoais e profissionais para obter os meus melhores resultados.”

Júlio César Antunes -Consultor Comercial

 “Foi uma etapa muito importante e de muitos resultados. A minha coach foi sensacional e é muito profissional. Hoje sei que posso ir muito mais além!”

Thauana Gabriel – Secretária

“Considero que o treinamento foi um sucesso por ter sido sustentado por uma coach altamente capacitada e pela minha própria consciência de que preciso melhorar minhas habilidades, relacionamentos, comportamento e postura. Entendo que a busca pelo autoconhecimento e melhoria como pessoa deve ser constante. Esse processo foi facilitado pela minha própria consciência de querer ser uma pessoa melhor, seja como gestor de processos e pessoas, como marido, filho, pai, amigo, etc.”

Rafael Feistler – Economista

Próximo artigo falarei das diferenças entre coaching e outros processos de Desenvolvimento como mentoring, terapia, aconselhamento…

 

Simone Arruda – Psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas, com formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos). Personal e Executive Coaching, Practitioner em Programação Neuro Lingüística, Certificada no Enneagram Profissional Training Program (EPTP) no Brasil por Helen Palmer e David Daniels, co autora do Livro “A Bíblia do Coaching”.  Atua como coach, consultora na área de gestão de pessoas e facilitadora de treinamento de desenvolvimento comportamental. Trabalhos comportamentais realizados nas seguintes empresas: Locguel, New Look Day Spa, Adcos, Universidade Católica de Brasília, Flora, CTIS, Indústrias Rossi, INSS DF, Ministério do Trabalho e Emprego, Mongeral Aegon entre outros.

*esse trecho foi extraído do livro “Executive Coaching” da SBC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *